Dicas Librelato

Quais os cuidados necessários com as rodas do caminhão?

16 Apr 24
3 min
01

As rodas do caminhão são itens indispensáveis para uma viagem segura, e merecem total atenção. Confira alguns cuidados para mantê-las em dia.

Manter em dia o cuidado com as rodas do caminhão faz com que o caminhoneiro tenha mais segurança nas estradas, além de economizar prevenindo uma troca antecipada.

Por isso, este item precisa receber atenção e cuidados especiais. Uma manutenção preventiva contribui para que você não fique na mão em plena rodovia, e pode, até mesmo, evitar acidentes.

Neste conteúdo, listamos alguns cuidados com as rodas do caminhão que você deve ter para seguir tranquilo durante as suas viagens.

Mantenha as rodas limpas

Conforme o contato com o asfalto, e dependendo do tipo de estrada por onde passam, as rodas do caminhão acumulam muitos rejeitos. Por isso, sempre que possível, busque remover a areia e o óleo que podem ficar grudados nelas. Esses rejeitos podem encurtar a vida útil deste item, além de influenciar no balanceamento e alinhamento dos pneus.

Verifique porcas e parafusos

Conferir como estão as porcas e parafusos pode parecer bobagem, mas este cuidado também ajuda a garantir sua segurança na estrada. Isso, porque parafusos mal apertados podem causar acidentes. Já no caso das porcas, algumas podem se romper e causar a desestabilização da roda e também do pneu.

Observe se as rodas não têm nenhuma trinca ou rachadura

Uma inspeção minuciosa pode ajudá-lo a encontrar trincas ou rachaduras nas rodas do caminhão. Esses dois problemas podem resultar no rompimento de uma ou mais rodas, gerando um grave problema.

Preste atenção ao balanceamento e alinhamento

Rodas desbalanceadas causam a perda da tração e da estabilidade do caminhão. Além disso, geram um maior desgaste, tanto no pneu quanto em outros componentes. Ao perceber que há um mau funcionamento do conjunto de roda e pneu, ou vibrações na direção, a orientação para que um balanceamento seja feito.

No caso do alinhamento, quando este estiver desregulado, é possível observar o volante puxando para um determinado lado ao andar em linha reta. Isso é comum ocorrer após um impacto na suspensão ou por conta do desgaste irregular de alguma peça. Por isso, sempre que perceber esta situação, busque alinhar as rodas com um profissional. Assim, seu veículo vai rodar estável e seguro.

Cuide também dos pneus do seu caminhão

Do conjunto que integra as rodas do caminhão, os pneus devem receber uma atenção especial. Rodar com eles em péssimo estado não só coloca a sua vida em risco, como também a dos outros motoristas.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os sulcos dos pneus não podem estar abaixo de 1,6mm. Quando se ultrapassa essa marca, já pode ser considerado careca. Nesse sentido, andar com pneus nesse estado pode fazer com que o veículo perca estabilidade, tendo mais chances de derrapar na pista ou problemas para frear em alguma situação. 

Além disso, o caminhão pode patinar caso o asfalto esteja molhado, visto que o motorista terá poucas chances de conseguir estabilizá-lo.

Outro ponto importante é a calibragem dos pneus, que devem sempre estar com a pressão correta. Assim, o veículo terá melhor estabilidade, além de evitar gasto extra com combustível causado pela baixa pressão.

---
Gostou de nossas dicas sobre os
cuidados com as rodas do caminhão? No blog do Consórcio Librelato você pode conferir outros conteúdos relacionados. Clique e saiba mais.

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades