Educação Financeira

Lance no consórcio: como funciona?

29 Mar 24
3 min
01

Você quer aumentar suas chances de ser contemplado, mas não sabe como o lance no consórcio funciona? Nós explicamos para você neste blog post. Confira!

O consórcio é um investimento de médio a longo prazo, mas é possível tentar adiantar a contemplação através da oferta de lance. Esta é uma forma de alcançar seu objetivo de forma mais rápida, mas também pode gerar dúvidas de como realmente funciona.

Neste texto, explicaremos os tipos de lance no consórcio e daremos dicas de como aumentar suas chances de contemplação. Confira!

O que é o lance no consórcio

O lance no consórcio é um valor que o consorciado oferta até o dia da assembleia. Essa é uma forma de ser contemplado antes do previsto, e o processo é conhecido como contemplação por lance.

 

Antes de fazer sua oferta, é preciso estudar as melhores estratégias, começando por conhecer os principais tipos de lance no consórcio.

Lance livre

Nessa modalidade, o consorciado avisa à administradora, antes da assembleia, que vai participar e informar o valor que pretende ofertar. Ele é livre para oferecer a quantia que preferir.

Então, ganha quem der o maior lance. Mas caso não vença nesse momento, é possível pagar apenas a mensalidade e aguardar para dar um lance na próxima vez.

Lance fixo

Nesse caso, a administradora define valores fixos de parcelas que precisam ser antecipadas para adiantar a contemplação por lance.

Havendo empates, é feito o desempate por meio da pedra-chave. Esta, por sua vez, é sorteada durante a assembleia, então as chances de contemplação são maiores que no sorteio comum.

Lance embutido

Aqui também há um valor fixado pela administradora, só que no formato de lance embutido, em que os participantes do grupo usam parte do valor do próprio crédito como oferta. Dessa forma, não é necessário ter o dinheiro em mãos para dar o lance.

Nesse caso, o percentual do lance pode ser fixado, por exemplo, em 30% da carta de crédito. Se ela for de R$ 100 mil, o lance embutido será de R$ 30 mil. Quando a oferta é vencedora, a carta tem esse valor descontado.

💡 Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre os tipos de lance no consórcio:

Dicas para aumentar e acelerar suas chances de contemplação no consórcio

Conheça as regras do seu consórcio

O consórcio é um investimento financeiro. É disponibilizado por administradoras, mas regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central. Para seu bom funcionamento, é preciso que regras sejam estabelecidas, o que é livre para quem o administra.

As modalidades de contemplação possuem suas normas. Por isso, para aumentar as chances de ser contemplado por um lance no consórcio, estude as regras do grupo. Isso deve estar no contrato de adesão.

Avalie entrar em grupos que estão no início ou em andamento

Nos grupos iniciantes, a concorrência de lances tende a ser menor, o que pode aumentar suas chances. Mas, para grupos em andamento, é importante conhecê-los bem primeiro, para não ter efeito contrário.

A dica é estudar a melhor escolha possível com base nos comportamentos dos demais consorciados.

Analise o calendário e o histórico do seu grupo

Outro ponto importante é observar períodos do ano em que as pessoas tendem a dar mais ou menos lances. Por exemplo, há a época do 13º salário, que pode ter mais lances que em outros momentos.

Além disso, vale prestar atenção no histórico de lances vencedores e observar as tendências que os fizeram vencer.

Não desista

Caso não seja contemplado hoje, continue insistindo, reveja suas estratégias, estude mais os grupos e observe melhor outros comportamentos.

Mas não desista! Afinal, você ainda pode ser contemplado por sorteio.

Agora que você já sabe como aumentar suas chances com relação ao lance no consórcio, que tal fazer uma simulação e contratar o plano ideal para você?

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades