Dicas Librelato

A importância de uma logística de transporte para a sua empresa

19 Apr 24
3 min
01

A logística de transporte é fundamental para qualquer empresa. Se este é um problema para seu negócio, clique e saiba como melhorar o planejamento logístico!

 

Produção e armazenamento são alguns dos setores que compõem a logística dentro de uma empresa. Porém, um dos pontos essenciais para o negócio é a preocupação com a logística de transporte. 

Afinal, do que adianta uma empresa focar todo o esforço na produção se seus produtos chegam com atraso ou problemas para o consumidor final?

Numa era na qual o senso de urgência está sempre em alta, falhar nesse ponto pode trazer problemas com os clientes. Por isso, a logística de transporte não pode ser deixada de lado.

O que é logística de transporte?

De forma resumida, ela engloba a escolha do melhor e mais eficiente tipo de transporte para seu negócio. A partir da adoção de uma modalidade, a empresa consegue levar o maior número de produtos no menor tempo possível e da forma mais econômica, garantindo a integridade e entrega da carga no tempo e condições certas.

Entre as opções de modais de transporte temos:

  • Ferroviário;

  • Aeroviário;

  • Rodoviário;

  • Hidroviário.

Cada um tem suas particularidades, por isso a escolha deve levar em consideração alguns pontos importantes.

Um deles é o tipo de carga a ser enviada por determinado modal. Até porque o custo de frete de um produto pode aumentar conforme o meio de transporte.

Por que a logística de transporte é importante?

Imagine um negócio que vende produtos alimentícios, como iogurtes. É inaceitável que esta empresa entregue produtos com prazo de validade vencida ou ainda com potes danificados, certo?

Se detalhes como tempo, trajeto e modelo de transporte não forem bem planejados, muitas falhas podem ocorrer durante o processo de entrega. Isso poderia até mesmo colocar em risco o funcionamento da empresa.

É importante destacar que a logística de transporte não se limita somente às atividades de distribuição. Ela também realiza o gerenciamento de estoque, garantindo o abastecimento necessário da produção. Além disso, consegue reduzir distâncias entre produtores, fabricantes e clientes.

Como melhorar o planejamento logístico da sua empresa?

Quer melhorar a logística em seu negócio e não sabe por onde começar? Então a palavra de ordem é planejamento!

Organize e tenha controle sobre todas as etapas do processo:

  • Logística de entrada, chegada das matérias-primas na empresa;

  • Logística interna, transformação da matéria-prima em produto final;

  • Logística externa, responsável pela entrega do produto.

Com os avanços da tecnologia, é possível tornar a logística de transporte mais moderna e otimizada. 

Diversas ferramentas ajudam nesse sentido, desde a emissão de documentos de frete até a localização em tempo real da mercadoria. Além disso, podem contribuir para a economia do transporte e a melhorar a relação de confiança de seu cliente com a sua empresa. 

Gostou de entender mais sobre a importância da logística de transporte para sua empresa? Acesse o blog do Consórcio Librelato e acompanhe outros conteúdos relacionados ao universo da logística, como tipos de cargas, diferenças entre implementos e muito mais!

 

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades