Dicas Librelato

5 cuidados básicos para se ter com o seu caminhão

26 Apr 24
3 min
01

Companheiro de trabalho, o caminhão também precisa de alguns cuidados básicos. Conheça 5 dicas que vão ajudar você a cuidar melhor do seu amigo da estrada.

 

Muito mais que uma ferramenta de trabalho, o caminhão faz parte do dia a dia do caminhoneiro. Só que este parceiro incansável das estradas nem sempre recebe a devida atenção. É por isso que listamos alguns cuidados com o caminhão para você rodar tranquilo.

Até porque a falta da manutenção devida pode levar a uma série de problemas. Se quebrar uma peça, por exemplo, você pode acabar ficando pela estrada. Além do prejuízo financeiro, há o risco de causar acidentes. Melhor evitar, não é mesmo?

5 cuidados para manter seu caminhão em dia

1. Dê atenção aos faróis

Manter o sistema de iluminação é um dos cuidados mais importantes do caminhão, principalmente para quem viaja à noite. E isso significa olhar tanto os faróis dianteiros quanto traseiros.

Confira como estão as lanternas e observe se o facho de luz está correto. Se ele estiver muito para cima pode prejudicar tanto a sua visão quanto de outros motoristas que vêm em sentido contrário.

Por fim, confira se as luzes traseiras, como as de freio e piscas estão funcionando corretamente. Assim você evita causar algum acidente e também multas de trânsito.

2. Cuide dos pneus

A conservação dos pneus influencia diretamente no bom funcionamento do caminhão. Se estiverem murchos, podem tirar a estabilidade do veículo e forçar o motor. Quando gastos, podem causar acidentes.

Por isso, faça sempre a calibragem dos pneus, levando em conta a pressão recomendada para a quantidade de carga que será transportada. E para evitar aumentar a vida útil, faça o rodízio dos pneus. Essa ação melhora a estabilidade e auxilia o motorista principalmente nas freadas e curvas.

3. Alinhe a direção

O caminhão desalinhado não anda em linha reta. E aquele desbalanceado apresenta trepidação nas rodas na medida em que aumenta a velocidade. Esses dois fatores contribuem diretamente para o desgaste dos pneus, e até a perda de controle da direção. 

Por isso, preste atenção ao manual do fabricante do seu caminhão quanto aos momentos de fazer o alinhamento e balanceamento dele.

4. Não deixe o tanque vazio

Ter sempre o tanque abastecido é um dos cuidados com o caminhão que o motorista sempre deve se preocupar. E não é só porque você pode ficar parado na estrada. Um dos motivos é que o baixo nível de combustível pode aumentar a concentração de micro-organismos por metro cúbico. Se essas impurezas passarem pelo filtro de combustível podem resultar no entupimento dos bicos injetores. Daí o prejuízo pode pesar bastante no seu bolso.

5. Verifique os limpadores de para-brisas

Em dias chuvosos nada pior, e perigoso, do que não poder contar com os limpadores de para-brisas, não é mesmo? Eles são essenciais nos cuidados com o seu caminhão.

Primeiramente, mantenha o reservatório de água sempre cheio. Sobre a troca das palhetas, o indicado é que ela ocorra a cada seis meses. Porém isso depende do uso e conservação das mesmas. Nunca utilize álcool para limpá-las, apenas um pano úmido.

Tem interesse em saber mais sobre o universo de caminhão? Confira em nosso blog muitas informações e dicas!

Até a próxima.

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades