Dicas Librelato

Basculante, graneleiro ou tanque: qual o ideal?

19 Apr 24
3 min
01

Basculante, graneleiro e tanque são três tipos de implementos bastante usados no transporte de cargas no Brasil. Conheça suas características!

 

Entender as características e desempenho dos implementos é essencial para quem trabalha com transporte de cargas. Até porque o mercado oferece uma grande variedade de modelos.

Entre os implementos mais usados estão o basculante, o graneleiro e o tanque.

Se você não sabe ou conhece pouco as especificidades de cada um, vamos ajudá-lo a entender melhor! Afinal, cada um tem uma finalidade, capacidade, particularidade e é mais recomendado para um determinado tipo de carga.

Investir no implemento errado pode acabar em prejuízo para o seu negócio. Para não errar na compraé importante levar em consideração ainda o tipo de caminhão.

Por exemplo, cargas mais pesadas, ou que ocupam muito volume, geralmente necessitam de um modelo robusto, com medidas maiores. No entanto, ele exige mais investimento e tem custos elevados de manutenção.

Outro exemplo são as cargas líquidas, que precisam de um tipo de implemento específico para seu transporte, para armazenar de forma segura e evitar vazamentos. Confira o que cada um pode oferecer!

Tipos de implementos: qual é o ideal para a sua carga?

Basculante

Popularmente conhecido como caçamba, o basculante tem a funcionalidade de ser erguido para que a carga transportada seja retirada a partir da ação da gravidade. 

Geralmente é usado na construção civil, já que pode auxiliar nos serviços de escavação, demolição e terraplanagem. Ele é indicado para o transporte de diversos materiais de construção, como areia, brita e terra. 

O basculante é bastante utilizado em transportes locais, mas também pode ser usado em operações mais longas, como no translado de minérios e outros produtos com características parecidas.

Não existe um valor padrão de peso e das medidas do basculante, variando para cada fabricante. Porém, nos modelos mais comuns, ele pode ter desde 18m³ (7.100Kg) até 45m³ (9.750Kg).

Graneleiro

Este tipo de implemento é usado para o transporte de cargas secas a granel, como:

  • Cereais;

  • Grãos;

  • Fertilizantes;

  • Adubos.

Geralmente a carroceria é aberta e alta para manter a integridade da carga. Também é possível transportar mercadorias encaixotadas, engradados e sacarias.

Os tipos de veículos mais utilizados para levar o graneleiro são o truck, carreta e bitrem.

Também não há uma medida padrão para esse modelo de implemento, sendo que sua capacidade varia de acordo com o tamanho:

  • Dois eixos podem transportar entre 5.850Kg até 6.050Kg de produto a granel. 

  • Três eixos podem levar entre 8.400Kg a 9.300Kg.

Tanque

O tanque é ideal para o transporte de líquidos a granel. Eles podem ser:

  • Alimentícios: água, leite e sucos;

  • Perigosos: gasolina, gás natural e produtos químicos e inflamáveis.

Neste último caso, o caminhoneiro ou empresa de transporte deve estar atento para cumprir a legislação e regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de não circular de maneira irregular, também evita-se eventuais multas que podem ser aplicadas pelos agentes de trânsito.

Assim como os demais tipos de implemento, o tanque também pode variar de capacidade e tamanho, sendo que o máximo é de 50 mil litros transportados num único recinto.

---

Como vimos, para cada tipo de carga existe um implemento ideal. Escolhendo corretamente sua empresa não terá prejuízos nem imprevistos. Falando em prejuízo, outro ponto importante para não gastar dinheiro desnecessário é ter alguns cuidados básicos com o seu caminhão. Com eles, será possível aumentar a vida útil do veículo!

Agora que você conheceu melhor os modelos basculante, graneleiro e tanque, que tal simular a compra de seu novo implemento? No simulador da Librelato você consegue planejar os valores de maneira fácil e rápida!

 

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades